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Como gerenciar o Stress

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O Estresse e o Sistema Imunológico

Estudos científicos indicam que pessoas adoecem com mais freqüência quando estão estressadas, isso porque o estresse desencadeia uma série de reações químicas que, em excesso, podem ser prejudiciais ao organismo.
Essas reações causam a liberação de alguns hormônios pelas glândulas adrenais. Um desses hormônios é o cortisol, que quando liberado em excesso reduz a atividade das células responsáveis pela resistência às infecções em geral e ao combate aos vírus e bactérias.

Como o Yôga pode auxiliar?

Estudos mostram que a prática do Yôga inibe a atividade do núcleo paraventricular do hipotálamo, segmento responsável pelo envio do comando para a liberação de cortisol, diminuindo a sua circulação e evitando os danos causados pelo seu excesso.
O Yôga também tem sido recomendado por vários médicos por aumentar a sensação de bem-estar, de relaxamento, de auto-confiança, melhora da atenção e concentração, controle da ansiedade e diminuição da irritabilidade. Ele desenvolve a capacidade de gerenciar e lidar melhor com as situações de estresse, portanto, evita a chamada “baixa de imunidade”.

Quando aparecem os benefícios?

Os relatos dos praticantes são de que já na primeira aula sente-se uma redução drástica dos sintomas do estresse. A grande vantagem sobre outras modalidades, é que as técnicas do Yôga são aplicáveis ao dia-a-dia e não necessitam de qualquer aparelho especial. Pode-se por exemplo, praticar as técnicas de respiração enquanto se está trabalhando, dirigindo, caminhando, em ou qualquer atividade. A respiração consciente e completa, que só o Yôga ensina, gerencia as emoções, aumenta a energia e a disposição do praticante.

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